Renamo anuncia congresso para eleger presidente entre 15 e 16 de maio



ONDCTOSone Macuiane, advogado da Renamo, fez o anúncio no Tribunal Judicial da Cidade de Maputo, como parte de um acordo com o deputado Venâncio Mondlane, do principal partido da oposição, que intentou uma providência cautelar, exigindo que a direção daquela força política marcasse as datas do congresso eletivo.


"Nós chegámos a um acordo relativamente à marcação do congresso. O congresso da Renamo vai decorrer entre os dias 15 e 16 de maio", disse Saimone Macuiane à juíza do processo da providência cautelar intentada por Venâncio Mondlane, em 23 de fevereiro.


"Queremos um partido forte, a bem da nação e da sociedade moçambicana, esses são os anseios dos membros da Renamo", declarou Macuiane.


O mandatário judicial do principal partido da oposição avançou que será criado um gabinete de preparação da reunião magna do partido.


Na intervenção durante a audiência, Venâncio Mondlane, que voltou hoje a manifestar a intenção de concorrer à presidência do partido, pediu em tribunal que fosse incluído na ata do acordo judicial que todos os membros do partido exerçam livremente as suas atividades, assinalando que há evidências de limitação da "liberdade política" aos militantes que se pretendem candidatar à presidência do partido.


"Não queríamos que houvesse impedimento em relação à liberdade política", enfatizou, defendendo igualmente o "tratamento igual" entre os candidatos à liderança da Renamo.


O advogado do principal partido da oposição concordou com as exigências, mas ressalvou que a atuação dos militantes deve ser "nos termos dos estatutos".


Em declarações à Lusa, Venâncio Mondlane reiterou que se pretende candidatar à presidência da Renamo, porque o partido precisa de "reforma e modernização, para se tornar vencedor", porque nunca ganhou eleições desde 1994, ano em que decorreu o primeiro sufrágio universal em Moçambique.


Mondlane adiantou que apenas o próximo congresso do partido é que irá decidir se o presidente eleito será também candidato às eleições presidenciais de 09 de outubro no país.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

“Os órgão jurisdicionais são os culpados, porque são os que devem aconselhar o presidente. Lá tem pessoas que estudaram. São doutores

Mozal está a Recrutar novo Pessoal

VAGA PARA VENDEDOR(A)